terça-feira, 12 de março de 2013


Claudionor Viana Teles Velloso é a matriarca, palavra que  serve tão bem, a talentosa família Velloso. Conhecida por todos como Dona Canô, ela é mãe de oito filhos, entre eles os célebres cantores Caetano Veloso (70) e Maria Bethânia (66) e viúva de José Telles Velloso, o Seu Zezinho.
Dona Canô é praticamente um patrimônio histórico da cidade de Santo Amaro da Purificação, onde nasceu e viveu.Sua história já foi contada na biografia Canô Velloso, Lembranças do Saber Viver. Ela também era cantora de músicas religiosas. Muito devota, liderou por anos a Novena de Nossa Senhora da Purificação, popularmente conhecida como Novena de Dona Canô, tradição católica de quase três séculos que acontece sempre na última semana de janeiro. Essa devoção não a impediu de comandar também as baianas adeptas do candomblé na festa da lavagem da escadaria da igreja, o que mostra sua sabedoria e capacidade de respeito as pessoas e as diversidades.
A influência de Dona Canô , dava-se inclusive na esfera política , onde políticos com Antônio Carlos Magalhães e Lula sabiam a importância de lhe dá atenção .

Segundo Guerreiro o prestígio de Dona Canô, estava na capacidade de estar atenta a tudo o que era feito ao seu redor , o que lhe fez a liderança mais influente em Santo Amaro,” é impressioanante , mas nada acontecia na cidade sem que ela fosse consultada. Ela conseguiu imprimir um papel muito próprio à sua trajetória”


Dona Canô

 
Dona Canô chamou, eu vou
Dona Canô chamou, eu já me vou Dona Canô

Antes que o rio esteja cheio
Tenho que atravessar
O chamado de Dona Canô
Eu não posso negar

"Dona Canô"
Dona Canô chamou, eu vou
Dona Canô chamou, eu já me vou Dona Canô

Antigüidade é posto
temos que respeitar
Dona Canô é Canô
Dona Canô é de lá

"Dona Canô"
Dona Canô chamou, eu vou
Dona Canô chamou, eu já me vou Dona Canô

Hoje Caetano e Gil
Estão juntos na TV
Outro dia Dona Canô disse
Caetano venha ver
Aquele preto que você gosta
Aquele preto que você gosta
Aquele preto que você gosta
Está cantando na TV


Nenhum comentário:

Postar um comentário